Home Acervo Fundos e coleções
25.10.2014
Décio Stuart PDF Imprimir
Décio Stuart nasceu em Ibaté, interior de São Paulo. Bailarino, iniciou seus estudos artísticos ainda adolescente na cidade de São Paulo, transferiu-se para o Rio de Janeiro entre 1927 e 1928 para estudar na primeira Escola Municipal de Bailados do Brasil. Estudou em Paris onde especializou-se em balé clássico. Considerado um dos pioneiros da dança no Brasil, atuou nas mais diversas expressões e linguagens artísticas, além de ter ocupado o posto de primeiro bailarino no Teatro Municipal do Rio de Janeiro e de São Paulo. No final da década de 1940 inaugurou sua própria Escola, na cidade de Santos, onde passou a atuar como professor e bailarino. A coleção, que abrange o período de 1928 a 1996, reúne documentos sobre: dança, bailarinos, coreógrafos e notícias artístico-culturais relativa a cidade de Santos. Além dos documentos colecionados por Décio Stuart, a coleção é composta por material de pesquisa, reunido pela professora Marília Vieira Soares, docente do Instituto de Artes da Unicamp, formado por recortes de jornais e entrevistas realizadas entre 1987 e 1996. Outros documentos sobre música e produção artística, especialmente coreografia, nas décadas de 1950 e 1960, consulte no AEL: Fundo Zilco Ribeiro, Coleção Osvaldo Cordeiro e o acervo bibliográfico e de periódicos.

[+] Consulta no Sistema PequisArqH

AEL Digit@l